No Brasil existem algumas exigências para a aplicação de películas em automóveis.
Essa legislação sofreu algumas alterações com o tempo, mas há alguns anos permanece sendo a mesma.
Neste texto você vai saber mais sobre a legislação, as transparências e também a multa atual para quem não cumpre a exigências da lei do país, caso seja autuado.
Desta forma também esclarecemos que películas automotivas não são proibidas como muitos acreditam. Somente se estiverem fora da legislação vigente. A lei exige o que eles acreditam ser seguro para os motoristas em questçao de visibilidade e identificação de condutores.

O que diz a Legislação Brasileira sobre películas

Saiba o que a Resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os vidros devem ter as seguintes transparências:

Vidros da frente laterais

O limite de valor de luz transmitido permitido nos vidros laterais dianteiros, do motorista e passageiro, é de 70% de escurecimento.  Menos que isso já é o caso de uma película que não segue a legislação aplicada.
Esta porcentagem é exigida para que exista a possibilidade de enxergar com tranquilidade os espelhos e os lados ao dirigir.

Para-brisas

Para a o vidro da frente,  o limite de transparência é no minimo 75% de VLT.
Segundo a determinação, para maior segurança de quem está dirigindo por questões de visibilidade e também para ser identificável o motorista do carro, a transparência dos vidros da frente deve ser bem maior que dos vidros restantes.

Vidros traseiros,

Para os vidros traseiros, ou outros vidros que não atrapalhem a dirigibilidade, o limite máximo para uma película ser permitida permitido é 28%.
Nesta parte o veículo pode ser mais escuro, pois a visibilidade para dirigir não fica comprometida.

Legislação de películas

Levar multa e perder pontos na carteira

Caso o carro seja pego utilizando uma película que não está seguindo as exigências dos órgãos de trânsito, o motorista é multado por infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.
Além disso o automóvel é detido e só é liberado após remoção das películas, caso não remova, os documentos são retidos.

As películas são carimbadas

Para facilitar a identificação da transparência da película, normalmente é chancelado a sua porcentagem da transparência e o nome da loja que aplicou a mesma.
Assim fica mais fácil para apresentar para os agentes na rua.

Atenção a visibilidade!

Para garantir sua segurança, mesmo que você deseje aplicar uma película que seja mais escura do que a legislação pede, foque em aplicar películas de boa qualidade, que possuam uma visibilidade segura e que você consiga enxergar o lado de fora sem dificuldade. Desta maneira você evita acidentes.

Há quem prefira as películas escuras.

Tem pessoas que preferem as películas mais escuras pela sensação de segurança ao dirigir sozinho, principalmente a noite, evitar exposição de objetos dentro do carro e tudo mais, nestes casos nossos clientes são avisados que a película que será aplicada não segue a legislação.

Essa é a regra para películas no Brasil, lembrando também que as películas espelhadas e refletivas não devem ser aplicadas em automóveis de rua de acordo com a legislação.
No caso de películas em carros de arrancadas, corridas, eventos e outros espetáculos a regra não se aplica. Somente em veículos que vão transitar em via pública.

Conheça nossos produtos, entre em contato e saiba qual a melhor escolha!